Oi! Tudo bem?
Aqui é a Luana Clara e eu espero que esse meu primeiro artigo aqui no portal, mesmo com um título tão faria limer, ainda conquiste o seu coração!
Bom, a inspiração para este texto veio de uma conversa que tive a poucos dias, com um amigo, sobre uma série de vídeos que ele assistiu, de influenciadores digitais pontuando que é preciso publicar três posts por dia para viralizar no TikTok. Então, perguntei para ele sobre quem seria capaz de produzir conteúdo relevante durante um ano nesse ritmo de produção de vídeo. E complementei pontuando que isso faz mais sentido para quem tem como foco lifestyle, como uma Virgínia Fonseca da vida, do que para alguém com conteúdo nichado ou um especialista, como o Leandro Karnal, por exemplo.
Você deve, a essa altura do artigo, estar se perguntando: e o que isso tem a ver com KPI? Tudo! Porque, esse diálogo é sobre a não existência de uma regra universal para métrica de resultado – essa é a tradução do termo em inglês “Key Performance Indicator” – porque o sucesso de uma ação em comunicação e marketing deve estar alinhado aos objetivos de mercado da marca e seu estágio de maturação.
Por exemplo, o que adianta as suas postagens se tornarem virais, mas, atraírem seguidores fora do perfil do seu cliente ideal? Qual valor vai agregar para a sua marca você conceder entrevista em um programa matinal de maior audiência da tv aberta, se as pessoas que você deseja atingir assistem canais jornalísticos na tv a cabo? Quais resultados a influencer com mais de 1 milhão de seguidores vai te trazer se o seu público consome conteúdo massivamente por WhatsApp?
A resposta para todas essas perguntas é: NADA!
Por isso, quando for pensar, propor, desenvolver um plano de comunicação é primordial ter claro em sua mente: o objetivo macro da marca, quem é ela deseja influenciar, atingir ou atrair e qual tomada de decisão que a empresa deseja que esse alvo tenha. A partir daí, definirá de forma certeira quais são as verdadeiras métricas de sucesso.
Beijos e até a próxima!