O jornalismo atual entrega algumas nuances diferenciadas, seja para o profissional que trabalha em redação ou ainda para quem está no dia a dia da assessoria de imprensa. Ou para os leitores que sentem uma mudança, ainda mais com a era digital, tendo que se adaptar ano a ano a nova forma de consumir conteúdo.
Toda essa transformação leva a necessidade de entender que caminho é esse para continuar produzindo, ofertando conteúdo de qualidade e consumindo matérias jornalísticas dos diferentes canais dispostos hoje em dia.
O habitual de 10, 20 anos atrás mudou. E será que todos nós mudamos juntos? Será que a demanda que temos como repórter é compreendida pelos assessores? E a nossa meta como assessor de imprensa é absorvida? E indo mais fundo, tudo isso vai de encontro com o que o leitor procura?
Perguntas assim podem esclarecer, facilitar e ajudar a todas as partes cumprirem seus objetivos no final do dia. São respostas assim que tira cada um da sua tarefa individual, da sua zona de conforto mesmo e mescla os propósitos das três partes envolvidas.
Quando um projeto de três lados se torna coletivo a chance de sucesso é ampliada no quesito de apurar de forma diversificada, de oferecer fontes preocupando-se com pontos de vistas nada comuns e tendo como resultado um leitor satisfeito, logo, fiel ao produto oferecido. Ganham-se todos.
*Bartira Betini é gestora da Betini Comunica (@betinicomunica) e jornalista formada pela Cásper Líbero há 32 anos, com 31 anos de experiencia, sendo 20 anos em grandes redações como a Tv Globo de São Paulo.