‘UAI’ sem fronteiras: na contramão da escala frenética do mercado, agência cresce com aposta em comunicação humanizada e atendimento alfaiataria
O ouro da comunicação pode estar nela mesmo. E foi com esse jeitinho mineiro, comendo quieto, achando brechas e chegando junto, que a Scapola Comunica começou a dar as caras e a chamar atenção do mercado.
Na persona do seu fundador, Rodrigo Scapolatempore, definiu uma rota ousada: não vender pastelaria, mas oferecer a experiência para clientes que querem ser impactados com comunicação alfaiataria. E não, não é sobre marketing digital, é sobre acelerar reputação, contar histórias e fortalecer marcas no orgânico a médio prazo.
Diante de tantas tecnologias e ferramentas, que chegam para somar, o power trio aposta em algo que não foi inventado hoje, mas que está em desuso: a abordagem humanizada, o acolhimento direto e pessoal com o cliente e uma atuação sempre customizada para demandas específicas das marcas (sejam pessoas ou empresas), sem padrão industrial.
Foi assim, com menos de um ano da formação atual, que Rodrigo, Alexandre Diniz (coordenador de contas) e Samira Batalha (executiva de PR) foram dando o tom de como atuariam de forma diferente em um mercado que tem tantas fórmulas batidas e repetições “mais do mesmo”.
Scapola conduziu campanha de 100 anos do Grupo Zema
Nos últimos dois anos, além de ter abocanhado a concorrência da conta do Sintram (um sindicato das empresas de transporte de BH e região), a Scapola Comunica realizou diversas ações e campanhas com um PR dinâmico, ágil, sem enrolação e com foco consultivo e qualitativo: nada de volume ou tiro para todo lado. Destaque para a campanha de 100 anos do Grupo Zema, em 2023, um sucesso de abordagens positivas nos principais veículos do Brasil.
Não à toa, os três jornalistas foram os responsáveis também, dentre outras, pela campanha de comunicação do então eleito presidente da OAB Uberlândia, Luciano Salles. Atuaram na Copa do Mundo de Montain Bike (em Araxá), conduziram a entrada da Rede Unishop (grupo Start Química) na mídia e realizaram a divulgação da vaca mais cara do Mundo, a Viatina, da Fazenda Napemo, que entrou para o livro dos recordes.
Além disso, para citar alguns, executam as estratégias de imprensa do JPA Agro, um dos maiores marketplaces do Brasil no segmento, e da AIM, o maior grupo de CRO do país, e já entraram no PR de eventos, com o suporte a um cliente gastronômico de luxo em Belo Horizonte, a Tônica. Eles também deram vida a um projeto editorial (livro) de um professor da Fundação Dom Cabral, ainda a ser divulgado.
“O que percebi é que por mais que o mercado seja competitivo, muita gente que é da comunicação não atua como se fosse. A gente entende que faz o básico, mas muito bem-feito. E isso virou algo a mais. Entendemos também que o modelo boutique é suficiente, e com melhor custo-benefício, para empresas pequenas e grandes e, para ter resultados relevantes em alto nível, não necessariamente você precisa recorrer às “big” agências de São Paulo. É uma nova tendência. Por isso, digo queremos fazer coisas grandiosas, não obrigatoriamente grandes. E não importa se somos três ou dez, importa o resultado”, afirma o fundador.
Expansão
Embora tenha os principais clientes em Minas, a empresa começou a despertar curiosidade no mercado nacional e paulista, onde Rodrigo fez escola. Agora, já se tornou parceira Press Manager, ferramenta inteligente de mailing, curadoria editorial e cálculo de ROI que vai aumentar a capilaridade e alcance das ações.
Com metas ousadas e parcerias com outros grupos em vista, a empresa aposta no digital para ampliar sua base de clientes no Brasil, mas avisa: mesmo com quem é de fora, a Scapola faz questão de visitar presencialmente para tomar aquele cafezin. Afinal, tudo começa com relacionamento. É ou não é, uai?
Quem são Rodrigo, Alexandre e Samira
Samira Batalha, de Ribeirão Preto, atua como atendimento PR e Digital da Scapola Comunica, tomando conta também do institucional. É jornalista pela Universidade Federal de Uberlândia com experiências extracurriculares como Presidente da Empresa Junior do curso em 2022, programa da Universitária FM, Diretora de Formação Empreendedora e Vice-Presidente do Núcleo Triângulo de Empresas Juniores.
Alexandre Diniz é coordenador de PR e Conteúdo, jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em comunicação estratégica. Com mais de dez anos na área, tem passagens por agências, empresas do setor público e multinacionais do setor privado, tais como Bhpress, Cemig e Banco Inter. Atua com foco em redação criativa, produção jornalística, planejamento estratégico, gestão de projetos de conteúdo e comunicação de marca.
Rodrigo Scapolatempore é sócio-diretor e fundador. LinkedIn Top Voice e Mestre em Tecnologias e Comunicação (UFU), é membro discente do Harvard ManageMentor. Especialista em construção de marca, comunicação corporativa e mídia, com mais de quinze anos de atuação e bagagem no G1, UOL e Estado de Minas, é professor, palestrante e consultor em reputação executiva.
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