Vilões ou vítimas: Como assim?

Para iniciar, vou falar rapidamente como me incluo nisso, humildemente, sem arrogância, porque eventos é algo que amo fazer.  Eu faço assessoria para eventos há 30 anos e já fiz todo tipo de evento e todos os grandes eventos mundiais aqui no Brasil: Copa do Mundo, Olimpíadas, Visita do Papa, Fórmula 1 e pretendo estar na COP30. Esses eventos (exceto F!), recebem em média 5 mil jornalistas do mundo todo e digo caros colegas que é preciso saber lidar com tudo isso. Haja cafezinho.

Recentemente, participei de um evento de sucesso de um “famoso” em que o assessor de imprensa, responsável por facilitar a interação entre os jornalistas e o seu cliente, agiu como se fosse a atração principal entre os convidados e proprietário da celebridade. Enquanto os repórteres buscavam informações claras e objetivas para suas pautas, ele monopolizava a atenção.

É importante lembrar que o assessor não é a celebridade do evento e que maltratar jornalista de mídias menores que vai entrevistar o cliente não é legal. Seu papel é ser o elo, o facilitador, o mediador entre a imprensa e o seu cliente. Quando você se coloca no centro das atenções, acaba prejudicando não só o trabalho dos jornalistas, mas também a imagem da pessoa ou organização que você representa.

Mas, os casos contrários também acontecem e são considerados normais. O assessor é vítima quando o cliente “celebridade” exige uma presença grande da imprensa para provar sua fama e depois ele mesmo maltrata os jornalistas de mídias menores e não atende, deixa esperando e sai pelos fundos sem dar satisfação, um desrespeito total. Deixa o assessor humilhado perante os colegas.  Assunto profundo e isso vou contar no meu livro …rs

No entanto, receber bem os jornalistas com respeito e educação é essencial para garantir uma cobertura positiva e eficiente. Então, caros colegas, pensei em alguns tópicos que destacam as boas práticas para um assessor obter sucesso em um evento e passar para vocês:

1. Prepare-se com antecedência

  • Tenha todas as informações relevantes sobre o evento organizadas e acessíveis.
  • Prepare kits de imprensa (físicos ou digitais) com releases, programação, perfis dos participantes e outros materiais úteis.
  • Certifique-se de que os jornalistas receberam as credenciais e instruções de acesso com antecedência.

2. Seja cordial e acessível

  • Receba os jornalistas com um sorriso e uma atitude positiva.
  • Apresente-se e ofereça ajuda imediata para qualquer necessidade que eles possam ter.
  • Mostre-se disponível para tirar dúvidas e fornecer informações adicionais.
  • Sempre que possível, reserve um espaço para receber os jornalistas no mínimo com água e café.

3. Facilite o acesso

  • Garanta que os jornalistas tenham acesso livre às áreas necessárias para a cobertura (como o espaço do evento, entrevistas coletivas, etc.).
  • Organize um espaço específico para a imprensa, com tomadas, Wi-Fi e outras comodidades.
  • Se houver entrevistas agendadas, certifique-se de que os horários sejam respeitados e que os jornalistas tenham tempo suficiente para suas perguntas.

4. Antecipe as necessidades

  • Tenha contatos de emergência ou fontes adicionais disponíveis para os jornalistas, caso precisem de mais informações.
  • Disponibilize fotos, vídeos e outros materiais de apoio para facilitar a cobertura.
  • Esteja atento a possíveis imprevistos e tenha soluções rápidas (como mudanças de agenda ou problemas técnicos).

5. Respeite o trabalho da imprensa

  • Entenda que os jornalistas estão ali para cumprir um papel profissional e não para promover o evento de forma automática.
  • Evite interferir no trabalho deles, como sugerir perguntas ou direcionar o enfoque da cobertura, exceto se ele pedir, claro.
  • Respeite prazos e necessidades específicas dos veículos (como entrevistas exclusivas ou fechamentos rápidos).

6. Mantenha a transparência

  • Seja honesto sobre as informações que podem ou não ser divulgadas.
  • Em caso de restrições (como áreas proibidas ou informações confidenciais), explique os motivos de forma clara e educada.
  • Evite criar expectativas irreais sobre o que o evento pode oferecer.

7. Agilize a comunicação

  • Tenha um canal de comunicação rápido e eficiente durante o evento (como um número de WhatsApp ou um ponto de contato fixo).
  • Responda a solicitações de forma ágil e precisa.
  • Após o evento, mantenha-se disponível para fornecer informações complementares, se necessário.

8. Demonstre gratidão

  • Agradeça a presença dos jornalistas e reconheça a importância do trabalho deles.
  • Após o evento, envie uma mensagem de agradecimento e ofereça apoio para eventuais dúvidas ou necessidades pós-cobertura.
  • Peça feedback aos jornalistas sobre como a assessoria pode ser mais eficiente no futuro.

Receber bem os jornalistas não é apenas uma questão de educação, mas faz parte do trabalho do assessor e também é uma estratégia para fortalecer a relação entre a imprensa e o cliente. Um assessor que cumpre esse papel com excelência contribui para uma cobertura mais ampla, positiva e impactante.

O sucesso do seu trabalho é medido pela qualidade da cobertura jornalística e pela satisfação dos jornalistas em relação ao acesso às informações. Esses profissionais são verdadeiros parceiros da imprensa e, consequentemente, agregam valor ao cliente que representam. No fim do dia, a melhor assessoria é aquela que quase não é notada, mas cujo impacto é sentido na qualidade da cobertura, nos resultados e na satisfação de todos os envolvidos. Seu lugar assessor é nos bastidores, garantindo que tudo aconteça da melhor forma possível.

Toda sexta estou aqui. Bjusss e até a próxima sexta.

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