Papo Editora lança guia de educação midiática para contribuir com o desenvolvimento pessoal e social infantojuvenil

“Crianças e jovens conectados” é uma ferramenta para a promoção de um ambiente virtual seguro e educativo para crianças e jovens estudantes

A Papo Editora, responsável pela publicação da Revista Qualé, lança o guia “Crianças e Jovens Conectados: Educação Midiática na Era da (Des)informação”. Com 80 páginas, a publicação traz recursos para ajudar crianças e jovens a desenvolver uma perspectiva crítica e consciente dos diferentes conteúdos que consomem no dia a dia.

A proposta do Guia é despertar a atenção do público infantojuvenil para a importância da distinção entre as notícias verdadeiras e as falsas, por meio de dicas, apresentadas de maneira lúdica, sobre como analisar a informação, além de estimular reflexões acerca da responsabilidade no consumo e na produção de conteúdo.

A educação midiática é apontada pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como essencial para a formação de cidadãos informados e críticos. Segundo Claudia Lima Gabionetta, autora da obra, “a compreensão crítica das diversas fontes de informação que recebemos não deve ser responsabilidade exclusiva dos adultos. É fundamental que crianças e jovens também desenvolvam essa habilidade, sendo capazes de refletir sobre o conteúdo que consomem e dialogar com colegas e professores a respeito dessas informações”, explica.

Com ilustrações de Bibi Mizu, “Crianças e Jovens Conectados: Educação Midiática na Era da (Des)informação” também discute o impacto das mídias no comportamento infantojuvenil, o que o torna um convite à leitura em conjunto com os adultos. Claudia Lima Gabionetta ressalta que a participação e mediação de pais e dos professores auxilia a compreensão e fortalece a aprendizagem. O Guia aborda ainda a importância da leitura  em portadores impressos, pois fortalece a concentração, estimula a imaginação e desenvolve habilidades de interpretação sem as distrações digitais.

Ficha técnica:

Título: Crianças e jovens conectados: Educação midiática na era da (des)informação

Autora: Claudia Lima Gabionetta

Colaboradora: Julia Cavalcante

Ilustrações: Bibi Mizu

Editora: Papo Editora

Páginas: 80

Preço sugerido: R$ 69

ISBN: 978-85-985077-1-8

Sobre a autora: Claudia Lima Gabionetta é pedagoga com vasta experiência em sala de aula e educação inclusiva. Pós- graduada em Educação Infantil e certificada como especialista em Educação Midiática pelo Instituto Educamidia. Atualmente é coordenadora pedagógica da Revista Qualé e autora do livro “Crianças e Jovens Conectados: Edicação Midiática na Era sa (des) informaçao”.

Sobre a colaboradora: Julia Cavalcante é estudante de letras na Universidade de São Paulo (USP) e assistente pedagógica da Revista Qualé.

Sobre a ilustradora: Bibi Mizu nasceu em Ribeirão Preto e se mudou para São Paulo, onde se formou em Engenharia de Produção na USP. Decidiu, porém, seguir seu sonho e mudar de carreira, estudando ilustração e Design de Personagens na Quanta Academia de Artes. Trabalhou em estúdios de jogos como artista, e atualmente ilustra histórias e livros didáticos. No seu tempo livre, adora ler, viajar e criar peças com cerâmica.

Sobre a Papo Editora: A Papo Editora é responsável pela publicação da Revista Qualé, periódico jornalístico voltado para o público infantojuvenil que circula para mais de 300 mil estudantes em seis estados do país. A publicação estimula a reflexão sobre questões sociais, ambientais e culturais, incentivando o aprendizado interdisciplinar e a análise crítica.

Assine nossa Newsletter

Receba todos os conteúdos e novidades do nosso portal em primeira mão no seu e-mail.

    Você também pode fazer parte do nosso portal!

    Confira as vagas disponíveis e faça parte de forma ativa da nossa jornada.