Assessoria e educomunicação: práticas complementares

Hoje inauguro minha coluna aqui no portal de assessoria de imprensa e não tinha como começar sem explicar porque acho relevante falar de educomunicação para jornalistas que atuam com assessoria de imprensa. A educomunicação é um campo de saber forte no Brasil, graças a atuação pioneira do professor Ismar de Oliveira Soares. O campo discute o entremeio educação e comunicação e, entre muitas questões, olha para o jornalismo como um espaço educativo. 

Eu vivi esse lugar de jornalista e educadora desde o inicio da minha formação, pela  Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), concluída em 2001. Como estudante de jornalismo, me envolvi com as práticas do movimento estudantil e da empresa Júnior, percebendo o forte papel educativo do jornalismo que, ao informar inevitavelmente forma opinião, organizando diretamente o entendimento da sociedade sobre diversos temas.

Esse olhar se aprofundou ao longo da minha formação acadêmica. No mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), investiguei a relação entre a educação e o jornalismo, explorando como os jornais podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para a formação de leitores críticos. No doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), concluído em 2012, aprofundei essa discussão ao analisar as imagens do professor na mídia, demonstrando como a forma como a imprensa retrata a educação impacta na percepção da sociedade sobre a profissão docente.

Intrigada com o papel das fontes de educação, desenvolvi uma pesquisa de pós- doutoramento  na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre 2013 e 2016, e me dediquei ao estudo das fontes de informação no jornalismo científico. Essa pesquisa reforçou minha compreensão de que a assessoria de imprensa também tem um papel educativo, pois é responsável por mediar a comunicação entre especialistas e o público, garantindo que informações de qualidade cheguem de forma clara e acessível.

É por isso que acho super pertinente pensar a assessoria de imprensa e a educomunicação não são áreas isoladas, mas complementares. Enquanto a assessoria trabalha para otimizar a comunicação institucional e ampliar o alcance da informação de organizações, a educomunicação agrega um olhar crítico e participativo, promovendo a autonomia midiática dos diversos públicos envolvidos.

Para terminar quero listar três pontos mais práticos que enxergo na atuação do assessor de imprensa na educom. Ao longo dessa coluna pretendo aprofundar temáticas práticas

  1. A assessoria de imprensa educa seus clientes sobre boas práticas midiáticas, ajudando-os a entender:

Como interagir com a imprensa?

Como evitar ruídos na comunicação?

  1. A assessoria de imprensa atua para as organizações se posicionarem de forma ética e responsável no ambiente informacional. 

  1. A assessoria de imprensa é criteriosa com o material midiático, o que é essencial para que os porta-vozes institucionais saibam comunicar suas mensagens com clareza e credibilidade.

Assim, assessores de imprensa que incorporam esses conceitos em sua prática profissional contribuem  para uma comunicação mais eficiente e para uma sociedade mais bem informada e consciente. Gostaria muito que esse espaço fosse um espaço de intercâmbios com profissionais de assessoria e Educom, e que pudéssemos ampliar o debate sobre o papel educativo da informação.

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