Acredito que meus caríssimos colegas de profissão concordam comigo quando digo que há, hoje mais do que nunca, uma enorme leva de CEOs, empresários e, por vezes até mesmo algumas interfaces que procuram pelos serviços de PR para inflar seus egos.
Nesse sentido, e não poucas vezes, somos abordados com pedidos mais do que diretos de “Quero capa”; “Exijo uma matéria somente sobre mim”; “Está proibido me colocar em pautas com outros players”; “Se não tiver minha foto em destaque, vou achar ruim”; entre tantas outras solicitações surreais.
É por essa razão que há quase 20 anos sigo repetindo a todos que me fazem tais pedidos que PR não é ego! Ninguém quer saber o quão “legalzão” você é ou quantos prêmios (alguns, diga-se de passagem, são pagos) sua empresa tem. Se você deseja contratar os serviços de PR e ter resultados de qualidade, é preciso abrir mão do egocentrismo e observar a nossa atuação como um impulsionador de negócios.
A boa notícia é notar que alguns líderes já entendem a relevância da nossa atuação e conhecimento e tendem a apostar cada vez mais em nós. De acordo com a pesquisa bienal “Radar Abracom”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Agência de Comunicação, a disciplina de Assessoria de Imprensa está no topo da lista de investimentos das empresas em 2025.
O mesmo estudo indica, por exemplo, que 38% das companhias que já investem, tendem a incrementar as verbas de comunicação, sendo que 56% devem priorizar a área de Assessoria de Imprensa. Em seguida teremos investimentos em Produção de Conteúdo Multiplataforma (51%); Eventos (40%); Mídia paga e branded (32%) e, por fim, Comunicação Interna (31%).
E por que vemos essa tendência de investimentos para 2025?! Porque temos diversos benefícios por meio dos serviços de PR, desempenhando um papel crucial principalmente no crescimento e na expansão de marcas no mercado, tais como:
- Geração de conteúdo de valor: Em tempos de hiperconsumo de informações, quanto mais as marcas apostarem em profissionais de PR com experiência, maiores serão as chances de criação de conteúdos realmente relevantes e que sejam algo muito além de mensagens lacônicas. É preciso que os profissionais de PR mergulhem a fundo no negócio de seus clientes e entendam como podem ser contribuintes de valor real para marcas;
- Mercado, stakeholders e consumidores: Essa tríade é essencial para o sucesso de qualquer empresa. E a “cola” entre essas áreas é justamente uma comunicação efetiva. Portanto, apostar em serviços de PR para falar de tendência de mercado, quanto outros stakeholders podem contribuir para impulsionar determinados segmentos e, claro, impactar positivamente os consumidores, é um ato de inteligência;
- Networking é rei: Vivemos a era do digital, mas não podemos esquecer o fator fundamental para a geração de negócios – as pessoas! É nisso que a atuação de um PR experiente faz diferença. Por meio de estratégias de comunicação efetivas, será possível chegar a novas conexões que podem, eventualmente, gerar novos negócios e produtos;
- Credibilidade leva a liderança: Aqui volto ao tema inicial deste artigo e repito que PR não é sobre o seu ego. PR é sobre uma atuação estratégica para a geração de endosso, reputação e credibilidade. Por meio desses três itens, o caminho até a liderança de mercado pode se tornar menos árduo;
Por fim, é inegável que a Assessoria de Imprensa é uma ferramenta essencial para quem deseja se destacar em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e dinâmico. Portanto, seguindo a tendência apresentada na pesquisa da ABRACOM, nossa área deve receber cada vez mais investimento e cabe a nós fazer jus a ele, indo muito além do cuidado com a imagem pública e atuando como suportes para estratégia de negócios inteligentes, sustentáveis e conquista de novos mercados.