O posicionamento de contribuição do cliente no relacionamento com a imprensa é fundamental. Na maioria dos comentários e artigos que leio sobre relacionamento com a imprensa o próprio profissional desse serviço de comunicação, o assessor de imprensa, é o principal alvo quando se aborda comportamentos e posicionamentos – seja em relação ao atendimento do cliente ou a imprensa.
Não podemos esquecer que entre o assessor de imprensa e a imprensa existe o cliente e ele tem uma grande responsabilidade para que esse triangulo alcance os melhores resultados possíveis. Não basta contratar uma assessoria de imprensa, tem que participar.
Eu acredito que são poucos os serviços em que a participação do cliente tenha tanta importância vital nos resultados como o serviço de uma assessoria de imprensa. Somos completamente dependentes do cliente na raiz desse serviço que é a própria informação que ele disponibiliza. Eu sempre digo que o bom assessor de imprensa não tem muito o que inventar, ele é um grande gerente das informações que o seu cliente disponibiliza para os editores. Vamos começar falando disso.
O cliente que contrata uma assessoria de imprensa deve se preparar para esse trabalho. É fundamental que ele tenha uma estrutura interna – geralmente dirigida pelo marketing – que atenda o serviço de comunicação corporativa com a imprensa, que se faça uma avaliação interna constante de suas informações e possibilidades de pauta.
Um dos pontos fundamentais do nosso trabalho são as chamadas reuniões de pauta. Elas devem ser constantes e periódicas para que todo fato seja avaliado e discutido sobre a possibilidade de um aproveitamento editorial.
Outro ponto fundamental é o cliente manter uma agenda de atendimento à imprensa em sua rotina. Isso garante que todos os retornos de interesse da imprensa sejam atendidos e o trabalho alcance o melhor resultado possível no quadro geral de publicações.
O relacionamento com a imprensa traz para a empresa uma nova agenda de compromissos. Atender ao próprio assessor de imprensa e a imprensa é uma tarefa que não tem como ser tirada das mãos do cliente. Quanto melhor isso for feito maiores as margens de resultados positivos desse trabalho que afinal de contas é puro relacionamento.