Olha a unidos do SEO aí gente…

O que o SEO tem a ver com uma escola de samba? Um artigo repleto de plumas, patês e verdades não absolutas que todo mundo tem medo de dizer

Eu sou uma apaixonada pelo meu trabalho. Sim, gente… amo acordar na segunda-feira, ligar o computador e começar o dia de trabalho! Como jornalista por formação e SEO por paixão, digo que, talvez, eu não soubesse fazer outra coisa.

Por isso que até nos meus momentos de lazer eu penso em SEO ou link building… ou tenho ideias mirabolantes para os meus clientes. Vai muito além da tal palavra-chave, sabe?

É vida, comportamento humano. E eu adoro observar as pessoas se comportando para entender como elas compram, por exemplo. É um ótimo exercício para compreender melhor como atrair esse público para um site de um cliente meu.

Quer um exemplo? Recentemente, viajei a Cuba para Lua de Mel. Passei 12 dias em Havana e observei como eles acessam o celular.

Primeiro: Eles usam muuuuuito o WhatsApp

Segundo: Usam mais o Facebook que o Instagram

Terceiro: Compartilham tudo o que podem. Não têm uma coisa de feed bonitinho como a gente tem aqui.

Como eu posso montar uma estratégia para vender algo para um indivíduo que tem esse comportamento? Talvez umas promoções pelo Whats fosse ajudar, né?

Voltando para o tema deste texto…

… eu estava na Sapucaí, Rio de Janeiro, 08 de março de 2025. Ganhei os ingressos para a arquibancada número 10. Uma amiga presenteou a mim e minha esposa. Acabamos de casar e esse foi o nosso mimo e desejos de felicidades.

Achei o melhor presente!

Enquanto eu observava as escolas de samba, que foram campeãs, entrar na avenida, eu comecei a fazer um paralelo com o mundo do SEO e da comunicação.

Antes, um adendo: ganha quem erra menos!

E isso é na vida, em geral. Em uma partida de futebol, em um dia no trabalho, em um jogo de canastra. Quem tem a melhor estratégia e erra menos, ganha. Isso é fato!

Pois bem, observando aquelas escolas enormes, com alegorias gigantes, carros do tamanho de prédios, centenas, milhares de pessoas dançando de maneira ensaiada, eu pensei:

ISSO É O SEGREDO DO SEO E DA COMUNICAÇÃO DIGITAL!

Antes de me chamar de louca, vou explicar.

O desfile das campeãs, que conta com as 6 melhores escolas do carnaval do Rio de Janeiro, começa às 22 horas e acaba às 08h do outro dia. Foram 10 horas observando minuciosamente cada passo.

Por que, dentre tantas, apenas aquelas 6 estavam ali? O que as fez vencer? E mais, o que fez a campeã, ser campeã? Cheguei a minha conclusão e vou fazer a comparação agora com vocês.

A Beija-flor foi a campeã do carnaval carioca de 2025. Como é o desfile das campeãs, eles fazem por ordem decrescente, então vai do sexto para o primeiro lugar. Eita, ansiedade (sim, sou Beija-Flor desde pequenininha).

Uma escola de Samba e uma estratégia de SEO

Ao entrar na avenida, observei o seguinte: o desfile começa com a comissão de frente e termina com o último carro. Neste meio tempo, de 80 minutos, tem o recuo da bateria, o retorno da bateria, o show das passistas, o gracejo e sensibilidade do mestre-sala e da porta-bandeira; o poder da bateria de tocar um coração; a beleza das alegorias; a grandeza dos carros que contam a história, a letra do samba que deve pegar como chiclete…

É um ano ensaiando para que nada, repito: NADA saia errado. Nem uma tropeçada sequer. Mas, no grande dia, está todo mundo ali sozinho! Apesar de ser um grupo, cada integrante está sozinho no seu momento.

E, o que a comissão de frente faz, pode ajudar ou prejudicar a bateria, a ala das baianas e por aí vai. O que a bateria faz de errado, pode tirar o campeonato da escola. Décimos, milésimos perdidos faz uma escola ir da Glória ao Caos em instantes. O que a rainha de bateria faz de errado, pode levar um ano de esforço para o ralo…

Vi que nos desfile das 6 escolas, algo sempre estava a desejar nas 5 primeiras. Ou o samba era bonito, mas os integrantes não empolgavam; ou a comissão de frente deu um show, mas os carros estavam fracos para a grandiosidade do tema; ou a rainha de bateria era uma deusa, com samba no pé, mas a sensação é que faltou um surdo a mais para fazer o coração sair do lugar.

O erro é quase imperceptível. E de fato, o é.

O mesmo é o SEO. O SEO é um conjunto de estratégias de otimização. Uma engrenagem que todos trabalham para atingir os seus objetivos, mas com um propósito único.

No dia do desfile, o integrante da bateria não vai estar olhando se a passista errou o passo, ou se o personagem da comissão de frente caiu na hora da pirueta. Ele vai estar focado em tocar o instrumento dele.

Apesar de serem um grupo de 3, 4 mil pessoas… cada um sabe exatamente o que tem que fazer para que o TODO chegue onde tem que chegar: NO TOPO!

Assim, também funciona o SEO. Ele é dividido em algumas frentes:

  • Performance
  • Conteúdo
  • On Page
  • Link Building
  • CRO
  • SEO Técnico

Quando essa engrenagem funciona da maneira correta, o resultado é a primeira página da SERP do Google.

Para quem ainda não sabe o que é SERP (Search Engine Results Page), é como o buscador chama suas páginas de resultado.

Se a performance do site estiver com ausência de correções e melhorias, principalmente no carregamento mobile, nada do que foi feito em conteúdo ou em CRO vai ajudar. Me explique como você vai ter paciência para comprar em um site que demora para carregar?

A cada 3 segundos de tempo de carregamento atrasado, um site perde milhões de dólares. Isso se for um E-commerce.

Se a performance estiver boa, o site estiver carregando super rápido, mas quando você vai ler o conteúdo tá cheio de erro ou não era aquilo que você pensava ser, você vai embora.

Se o conteúdo for ótimo, mas a parte de otimização on-page deixar a desejar, você não vai entender o que aquela página tem a dizer e como ela vai resolver o seu problema. Afinal, se você faz uma busca no Google, é porque você quer a solução para uma pergunta.

Pode ser uma compra, uma informação, um endereço… seja o que for. A resposta tem que ser a melhor e você TEM que entender.

Se o link Building não trouxer links de qualidade para o site, o Google não vai entender que aquele site é relevante e não vai dar a ele a credibilidade que ele merece.

Se tudo o que eu disse acima estiver ok, mas o CRO estiver errado, vai ser difícil ter uma conversão.

Agora, se a parte técnica deixar a desejar, tudo também vai por água abaixo.

Entende? Entende que apesar de cada um ter o seu quadrado, no SEO, é tudo um conjunto de fatores que precisam andar juntos?

No desfile é semelhante. O começo dele precisa encantar tanto quanto o fim. Não adianta o desfile ter sido impecável e o recuo da bateria cometer um erro. Perdeu. Perdeu feio!

Assim é o SEO. Não adianta tudo rodar bem quando uma engrenagem está falhando. Não vai funcionar.

Mas, vamos ao fim desse artigo e te deixo com um questionamento. Vou tentar explicar de maneira simples.

VOCÊ SABE REALMENTE O QUE É SEO?

É uma sigla em inglês! Claro!

Significa: Search Engine Optimization

Traduzindo literalmente fica: pesquisa motor otimização

Organizando a tradução: otimização para motor de pesquisa

Semanticamente falando: Otimização para motores de busca

Agora, vamos nos ater à palavra: OTIMIZAR

Os gurus do marketing adoram trazer palavras em inglês para o dia a dia. É uma maneira de se colocar com mais experiente, talvez. Mas, algumas vezes elas são necessárias. E, principalmente, diminuir as arestas do mundo para uma estratégia aplicada diariamente no planeta. Faz sentido.

Tem uma que eu adoro: “budget”. Quando eu falo “bãdiget” eu tenho vontade de rir.

Eu diria: “Agora f&d)u a tabaca de chola. Vem lá das brenha pra falar isso?”

E eu, TAMBÉM DIGO: é necessário. O mercado exige isso e está tudo bem. É preciso se adaptar.

Mas, voltando ao Otimizar, o termo significa:

“criar condições mais favoráveis para; tirar o melhor partido possível de.

“o.

É um verbo transitivo indireto que traz a tona tudo o que o SEO faz.

SEO não cria valor, ele expõe.

Então, se você tem um propósito, um objetivo… o SEO vai ajudar para que essa comunicação seja mais efetiva e certeira.

O SEO, com suas estratégias e aplicações, cria condições favoráveis para que, ao entrar em um site, o usuário tenha uma navegação assertiva e tranquila.

Ele ajuda a ganhar Autoridade para que este site tenha mais relevância, tanto para páginas de destaque quanto para a marca. Ele é peça fundamental para quem quer ascender em vendas, valor de marca, fidelização de mercado.

O SEO estabelece valor.

Estabelecer significa tornar contínuo. Uma coisa estabelecida é uma coisa instituída. Ou seja, para ter liderança em um nicho de atuação, o SEO tem que ser parte fundamental da estratégia.

Até a próxima com mais um devaneio!

Assine nossa Newsletter

Receba todos os conteúdos e novidades do nosso portal em primeira mão no seu e-mail.

    Você também pode fazer parte do nosso portal!

    Confira as vagas disponíveis e faça parte de forma ativa da nossa jornada.