A coluna de hoje é para você que está começando como autônomo, se tornando um EUgência, e meio perdido de por onde iniciar. E para você que já está há um tempo com sua empresa, alguns anos de mercado e até funcionários, mas sente que não dá mais para levar do jeito que vinha levando.
Hoje a gente vai falar de 3 pontos básicos para a administração de uma agência de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, que seria incrível que começássemos a tocar desde o dia zero, mas que também de tempos em tempos pede uma revisão.
Pois a verdade é que a gestão é algo para a qual você precisa olhar constantemente, só assim você consegue prever situações, criar planos secundários e sentir que está de fato andando para frente – ainda que precise dar uns passos para trás para pegar impulso.
- Orçamento Base Zero: O Orçamento Base Zero serve para todo mundo, iniciantes ou não, e consiste em listar qual é o custo mínimo que você precisa ter para executar o seu trabalho. Exemplo: Precisa de uma ferramenta de mailing para começar? Precisa manter essa que você usa atualmente, o custo dela faz sentido pro retorno? Precisa da assinatura Premium do Linkedin? Precisa desse servidor de e-mails agora? Assim por diante. A ideia é listar o mínimo que precisa para começar e, com isso, você vai conseguir saber qual meta de faturamento precisa buscar neste início.
Para quem já está no mercado e quer remodelar as coisas, o Orçamento Base Zero é ideal para te ajudar a cortar custos e melhorar sua margem de lucro. É recomeçar seu orçamento do ponto zero, como se não tivesse os custos atuais, listando o que você precisa investir de fato agora. Aí você compara com o que tem hoje e consegue encontrar pontos de economia.
- Valor recebido x Tempo investido: O seu serviço pode ser um só (Assessoria e RP), mas não significa que cada cliente está recebendo o mesmo de você. Uma coisa que eu aprendi foi prestar muita atenção na relação entre o que o cliente me pagava vs o quanto ele onerava do meu trabalho, quantas horas eu e minha equipe dedicavámos àquele atendimento.
Isso é algo que você precisa ter noção quando começar a buscar seus primeiros clientes, e também sempre revisar nos clientes que já estão contigo. Do contrário, pode se ver com poucos clientes, uma margem de lucro baixa e sem possibilidade de buscar mais, porque os que você tem ocupam todo o seu tempo. Faço essa revisão constante por aqui e acho super importante para ter noção se, de fato, estou tendo lucro e também se ele não está monopolizando uma pessoa da equipe.
- Registre seus Processos: Como você faz a nota fiscal? Onde você acessa para programar um post? Qual o caminho para acessar sua ferramenta de disparo? Sabe as atividades que você executa hoje e que no futuro quer delegar para alguém? Registre, escreva o processo. Neste começo você está aprendendo e executando tudo, todo o caminho está ficando na sua cabeça e quando contratar, vai ter um trabalhão para sentar e explicar tudo para a pessoa. Então pense no seu futuro e ganhe tempo já registrando o que tá na sua cabeça. Você vai me agradecer.
E você que já está na lida, comece a colocar em um documento os processos que você e as pessoas da sua equipe executam. É assim que eu e meu time conseguimos sair de férias. É assim que quando alguém sai da equipe ou uma nova pessoa chega para assumir as tarefas, a gente tem menos trabalho. Porque está TUDO registrado, então ainda que a pessoa tenha dúvidas, os processos estão descritos e é muito mais fácil para ela executar.
Fez sentido? Conte comigo se precisar de ajuda 🙂
Te encontro aqui toda quarta-feira.
Abraços, Thaise Xavier
Fale comigo | thaise.comunicacao@gmail.com , no Linkedin ou no Instagram.