O que Harvard me ensinou sobre Gestão de Crise em cinco insights

Crise. Toda empresa, pessoa, entidade ou marca vai passar por ela. Mais cedo ou mais tarde, um incêndio terá que ser apagado.



O ponto é: como você vai sair da casa em chamas, quantos vai salvar com você e qual será o prejuízo real depois que tudo tiver passado?



O sucesso ou o fracasso de uma situação de crise vão depender da narrativa e da forma como ela é conduzida diante do público, mídia e mercado.



Sem a comunicação adequada, fica impossível contornar e bastante previsível que ocorra a pior das tragédias: a reputação da sua marca pessoal ou empresa virar cinzas.



É por isso que, nas agências de assessoria de imprensa e PR, esse braço é uma oportunidade de mercado. A verdade é que ninguém economiza quando o futuro do seu nome (e negócio) está em jogo.



No curso Harvard ManageMentor, do qual sou discente da 7ª turma, aprendi algumas lições importantes, e não há nenhum bicho de sete cabeças caso você faça isso aqui:




1- Utilize honestidade brutal com sua equipe e com a mídia, mas não esqueça de passar uma esperança factível/plausível de situações positivas viáveis de acontecerem.

2- Lembre-se: é melhor admitir não ter resposta para tudo do que correr o risco de gerar desinformação ou previsões utópicas.

3- No momento da crise, não adianta achar um culpado externo e se apoiar sempre no discurso de bode expiatório. Encare que sua empresa tem responsabilidade.

4- Não amenize problemas que são realmente graves e irreversíveis. O mínimo de sensibilidade é necessário para não ofender ninguém.

5- Comunique com cronogramas definidos e vá a público ou à mídia dar uma atualização, mesmo que ela seja “no momento, não temos nenhuma informação adicional”.


É claro que, para que tudo isso seja praticado, você vai precisar de uma consultoria em comunicação estratégica.

Para saber mais desse serviço, manda um email para imprensa@scapolacomunica.com que a gente é especialista nisso.

Assine nossa Newsletter

Receba todos os conteúdos e novidades do nosso portal em primeira mão no seu e-mail.

    Você também pode fazer parte do nosso portal!

    Confira as vagas disponíveis e faça parte de forma ativa da nossa jornada.