A gestão da reputação deve ser uma prioridade contínua para empresas e marcas

Se tem algo que aprendi ao longo da minha trajetória em comunicação corporativa é que gestão da reputação é algo sem prazo de validade.

No mundo hiperconectado em que vivemos, onde crises surgem e se espalham com a velocidade de um clique, cuidar da reputação de uma empresa, marca ou pessoa pública (ou com potencial de exposição) não pode ser um projeto pontual – precisa ser um compromisso contínuo, estratégico e bem estruturado.

Se antes a reputação era vista como um conceito subjetivo, hoje ela é mensurável e estratégica. O Índice Caliber de Reputação Corporativa, por exemplo, monitora as empresas mais bem avaliadas no Brasil há alguns anos e revela que marcas com credibilidade e autenticidade conquistam maior confiança do público e resiliência no mercado.

E por que isso importa? Porque empresas com reputação sólida:

✔ Atraem mais clientes e geram maior fidelização.

✔ Têm melhor desempenho financeiro, pois consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas confiáveis.

✔ Enfrentam crises com mais resiliência, por contar com um colchão reputacional.

✔ Retêm e atraem talentos, afinal, colaboradores querem trabalhar em empresas respeitadas.

No entanto, reputação não é só discurso. Se uma empresa fala de sustentabilidade, mas não a prática, sua credibilidade será questionada. O público percebe contradições rapidamente.

E como nós, profissionais de Comunicação, podemos apoiar empresas a fortalecer sua reputação?

Construindo narrativas autênticas, onde o posicionamento da marca deve ser claro, coerente e transparente. Monitorando a percepção do público com ferramentas de que façam análise de sentimento, o que os ajuda a prever crises e, também, oportunidades.

Preparar clientes para crises é essencial para mitigar danos e recuperar a confiança do público. Ter um plano estruturado de gestão de crise ajuda na rápida tomada de decisões rápida do cliente e é um guia que vai nos dar um pouco mais de visão em meio ao caos.

Por último, ponha em sua lista: sensibilizar líderes e colaboradores sobre o que é reputação. Quando comecei a trabalhar em projetos de comunicação, o que mais vi foi a confusão no entendimento do que é reputação. Em uma empresa, todos precisam entender a importância da comunicação e da reputação e como estão conectadas. Treinar equipes para serem porta-vozes da marca fortalece ainda mais essa construção.

O ano de 2025 será desafiador: mudanças climáticas, crises econômicas e geopolíticas continuarão moldando a percepção das marcas. Empresas que enxergarem a reputação como um pilar central estarão mais preparadas para crescer e enfrentar desafios.

E nós, como comunicadores, temos um papel fundamental nisso: não apenas contar histórias, mas ajudar empresas a se tornarem mais confiáveis, relevantes e conectadas com a sociedade.

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