CUSTO FIXO: o vilão visível da operação da sua agência

Grande parte do mercado da Assessoria de Imprensa e Relações Públicas é composto de profissionais autônomos, pequenas e médias agências. Entretanto a preocupação com a gestão, sobre como encarar essa vida empreendedora, é rara e fica sempre em segundo ou terceiro plano.

O que é um problema.

Mas o que torna esse problema ainda mais delicado é o fato de que, quando há uma preocupação com a gestão, o foco é apenas na prospecção de mais clientes, em faturar mais.

E olhar só para isso (que é importante, óbvio), pode levar à uma vida de “cobre aqui, descobre ali”. Sabe como é?

Você está sempre desesperado atrás de clientes. Mas para cada dois que você fecha contrato, um dos que possui, sai. Entra um pouco de dinheiro, mas as contas a pagar sobem, ou seja, sua margem de lucro segue no mesmo patamar e com isso você sempre está no mesmo lugar: ganhando no mês para viver no mês.

Essa é a realidade comum de muitos colegas e o principal motivo é o CUSTO FIXO.

//Te convido a responder por aí essas perguntas:

  • Você sabe quanto a sua operação custa mensalmente para você atender seus clientes?
  • E anualmente, quanto aqueles valores pequenininhos, mas frequentes, te custam ao longo do ano?
  • Quanto te sobra entre o que entra e o que sai todo mês?
  • Você sabe dizer se houve crescimento de margem de lucro nos últimos 12 meses ou você só vive mês a mês?
  • Você sabe distribuir seu custo fixo no valor cobrado por cada serviço?

Prospectar é importante, claro, mas não é somente a entrada de mais clientes que vai fazer você faturar mais.

Muitas vezes o que você precisa, primeiramente, é olhar para os pagamentos que saem da conta da sua empresa todo mês e o quanto eles estão, literalmente, comendo do seu faturamento.

Com frequência vejo colegas que estão desesperados atrás de novos clientes, mas para atender aqueles projetos aumentam ainda mais o custo fixo e, portanto, ficam no mesmo lugar de antes.

Ou, pior. Muitos profissionais nem sabem o quanto de fato possui de custo fixo. Não sabem se aquelas contas que todo mês ele precisa bancar fazem sentido.

//Custo fixo é algo que você precisa revisar sempre

O seu olhar para o Financeiro precisa ser frequente, mas não só no que entra. Precisa estar atento, principalmente, no que sai.

Por aqui estou sempre revisando a operação em busca de custos desnecessários, coisas que podem ser cortadas.

Cada vez que você reduz o seu custo, você aumenta sua possibilidade de margem de lucro.

E o que cresce uma agência não é faturamento. É margem de lucro!

Guarde isso para você nunca esquecer:

  • Faturamento – Custo = Margem de Lucro
  • Quanto mais alto o seu Custo Fixo, aquele que você paga fixamente todo mês, menor é o seu lucro.

Além disso, é o seu custo fixo que te prejudica naquele mês mais fraco, pois são contas que você não pode abrir mão porque estão determinadas.

Por isso, reduza seu custo fixo ao mínimo viável e esteja sempre atento ao que você vai adicionar como despesa recorrente!

Fez sentido, te ajudou? Conte comigo se precisar de ajuda 🙂

Abraços, Thaise Xavier

Fale comigo:  thaise.comunicacao@gmail.com, no Linkedin e Instagram.

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