Quem trabalha com Assessoria de Imprensa sabe muito bem o valor que um bom dado e informação tem! É com base neles que conseguimos construir e oferecer as melhores pautas e é por meio deles que somos capazes de provocar olhares atentos de nossos colegas jornalistas.
Quem está há alguns anos nesse setor, sabe também que a dor que é fazer com que os clientes entendam a importância e estratégia de dados, números e informações relevantes (afinal, notícia é de cunho público, e não privado, portanto não é apenas aquilo que VOCÊ acha bacana).
Nesse sentido, muitas vezes focamos tanto em levantar tais dados e contar as histórias dos clientes que esquecemos de olhar para nós mesmos. Por isso, trago neste artigo o relatório “2025 State of the Media Report”, da Cision. Esse compilado mapeia as preferências e opiniões de jornalistas de diferentes países sobre o trabalho de quem está do outro lado do balcão, ou seja: NÓS, ASSESSORES!
Segundo o Relatório, 63% dos jornalistas destacaram a capacidade que os assessores têm de promover conexões com fontes relevantes, enquanto 57% indicam que nós os ajudamos a ter acesso facilitado a pessoas e locais-chave. Quando perguntados sobre qual tipo de conteúdo preferem receber, 72% dos jornalistas citaram anúncios de notícias e press releases, seguidos de exclusivas (57%) e pesquisas/estudos originais (55%).
Agora, aqui um dado interessante. Sabe quando vamos enviar um e-mail e aparece uma resposta automática de que nossa mensagem foi bloqueada?! Pois bem, de acordo com o State of the Media Report, 78% dos jornalistas agem assim por considerar spam pautas irrelevantes. Há também os que indicaram sugestões que soam como marketing (59%) e informação de má qualidade (56%). Fato curioso: 19% citaram o fato de errarem seu nome (ah se eu fosse implicar com isso rs).
Escolher o melhor canal para abordar jornalistas também é um de nossos maiores dilemas atuais (afinal, são muitos!). O Relatório nos dá um norte e indica que para 85% dos jornalistas, a melhor forma de começar a construir relacionamento é se apresentar pelo bom e velho e-mail. Além disso, os dados indicam que 70% das pautas são rejeitadas por terem um tom muito promocional, ou seja, é aquilo que também já cansamos de falar: seja fonte de mercado, e não apenas fonte da sua empresa.
Por fim, como nosso foco é o sucesso do cliente e, portanto, conquistar resultados relevantes. Nesse sentido, 49% dos jornalistas comentam que para isso, trazer um ângulo único pode ser o ‘pulo do gato’.
Aqui vocês encontram o Relatório completinho para download e acesso a mais informações. O fato é que precisamos encontrar e reforçar as melhores práticas para, com isso, apresentarmos resultados relevantes e, claro, auxiliar os jornalistas em seu dia a dia. Trata-se de um jogo de ‘ganha-ganha’.