Um dos meus maiores desafios na gestão da minha empresa foi montar a minha equipe.
Primeiro a gente lida com o medo de não dar conta de bancar o salário, afinal, uma coisa é ter que ganhar dinheiro para você e outra é saber que tem uma pessoa que depende daquele salário para se sustentar. Seríamos irresponsáveis se não tivéssemos preocupação com isso.
Outro ponto é que tem o processo de aprender a delegar tarefas e funções e confiar na pessoa para executar, entender que não dá para fazer tudo e que nem só você é capaz de fazer as coisas bem feitas (ainda que muitas vezes a gente passe por isso rs).
Contratar e fazer a Gestão de Pessoas é sim talvez o maior desafio, mas ao mesmo tempo é fundamental se você quiser ter uma agência mínima que seja.
Você vai precisar enfrentar os medos e contratar se quiser crescer a sua empresa, porque sozinho você só consegue ir até um determinado lugar.
E vai precisar aprender a fazer Gestão de Pessoas se almeja uma equipe em que você possa confiar para sair e prospectar clientes e projetos.
Se preocupar em montar e olhar com constância pro seu time é um investimento que você faz na sua agência. Com um time bom você aumenta sua capacidade de serviços, pensa e bota mais projetos na rua, cresce o faturamento e constrói uma marca longeva – que vai te trazer sustento pelo longo prazo.
Depois desse pequeno contexto, quero mergulhar hoje sobre o começo desse processo, a contratação. Mais especificamente sobre o que analisar na escolha de uma pessoa com e sem experiência.
PROFISSIONAL COM EXPERIÊNCIA
Muita gente busca essa opção porque quer alguém que já saiba fazer o serviço, lidar com o universo da agência, a pressão e o atendimento dos clientes – que requer uma experiência na área e habilidades pessoais que o jovem nem sempre tem.
O que considerar:
- O profissional tem experiência com o serviço geral de Assessoria e RP, mas não tem experiência com o SEU JEITO de prestar esse serviço. Não é porque ele sabe como fazer que você não vai precisar modelar, que não vai precisar de um tempo de adaptação para encaixar no estilo da sua empresa.
Vejo isso frequentemente: a expectativa de contratar uma pessoa com experiência e não precisar investir tempo treinando. Ledo engano, certamente vai ser preciso modelar, dar tempo para a pessoa se adaptar e é preciso estar preparado para ela não se encaixar na sua empresa.
- E se ela acumulou mais experiência o salário pretendido também será maior – merecidamente. Esse profissional tem uma trajetória e você não pode querer uma pessoa pronta para trabalhar, mas recebendo um salário de iniciante.
PROFISSIONAL SEM EXPERIÊNCIA:
Esta foi a opção que eu busquei para montar minha equipe, foquei em quem não tinha experiência para que eu pudesse modelar no jeito TX de trabalhar, que é bem diferente do tradicional, e também porque o custo seria menor, mais dentro das minhas possibilidades.
Para isso dar certo, você precisa saber que:
- Precisa investir tempo em treinar a pessoa. Muita gente vê o tempo dedicado a treinar o time como um custo, quando na verdade é um investimento! Quanto mais bem treinada e alinhada, melhor será o desempenho da equipe e mais você tem liberdade para delegar e focar em outras partes importantes para crescer. Você vai precisar dedicar tempo em treinar a pessoa, a corrigir os erros, a dar liberdade para ela trazer ideias que podem gerar muitas melhorias. Sim, treinar equipe requer um tempo da sua agenda, requer sua atenção, mas valerá a pena e é indispensável se for contratar alguém sem experiência.
Aproveito para te deixar uma sugestão: conhecer o MétodoTX, que é justamente o que eu usei para treinar a minha equipe. Ele é uma capacitação completa com Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Agenciamento Comercial e mais de 50% dos meus alunos são pessoas que a agência trouxe pra eu treinar.
O MétodoTX dá a base pro seu colaborador e aí você só modela o trabalho dele para o seu estilo de trabalho.
Conheça aqui e me chama que tem cupom de desconto para agências.
- Além disso, você precisa levar em conta as oportunidades de crescimento para a pessoa dentro da sua empresa. Muitas vezes ela deseja explorar o mercado ao longo da trajetória, afinal está começando. Na sua empresa ela terá esse espaço para crescer, outros cargos, outras experiências?
Tudo bem caso não tenha (é o meu caso, os poucos cargos de liderança já estão ocupados), mas neste caso você precisa saber que você vai dedicar tempo treinando, mas em algum momento ela vai alçar voo. Faz parte!
Te encontro aqui toda quarta-feira.
Abraços, Thaise Xavier
Fale comigo | thaise.comunicacao@gmail.com , no Linkedin ou no Instagram.