Crise. Toda empresa, pessoa, entidade ou marca vai passar por ela. Mais cedo ou mais tarde, um incêndio terá que ser apagado.
O ponto é: como você vai sair da casa em chamas, quantos vai salvar com você e qual será o prejuízo real depois que tudo tiver passado?
O sucesso ou o fracasso de uma situação de crise vão depender da narrativa e da forma como ela é conduzida diante do público, mídia e mercado.
Sem a comunicação adequada, fica impossível contornar e bastante previsível que ocorra a pior das tragédias: a reputação da sua marca pessoal ou empresa virar cinzas.
É por isso que, nas agências de assessoria de imprensa e PR, esse braço é uma oportunidade de mercado. A verdade é que ninguém economiza quando o futuro do seu nome (e negócio) está em jogo.
No curso Harvard ManageMentor, do qual sou discente da 7ª turma, aprendi algumas lições importantes, e não há nenhum bicho de sete cabeças caso você faça isso aqui:
1- Utilize honestidade brutal com sua equipe e com a mídia, mas não esqueça de passar uma esperança factível/plausível de situações positivas viáveis de acontecerem.
2- Lembre-se: é melhor admitir não ter resposta para tudo do que correr o risco de gerar desinformação ou previsões utópicas.
3- No momento da crise, não adianta achar um culpado externo e se apoiar sempre no discurso de bode expiatório. Encare que sua empresa tem responsabilidade.
4- Não amenize problemas que são realmente graves e irreversíveis. O mínimo de sensibilidade é necessário para não ofender ninguém.
5- Comunique com cronogramas definidos e vá a público ou à mídia dar uma atualização, mesmo que ela seja “no momento, não temos nenhuma informação adicional”.
É claro que, para que tudo isso seja praticado, você vai precisar de uma consultoria em comunicação estratégica.
Para saber mais desse serviço, manda um email para imprensa@scapolacomunica.com que a gente é especialista nisso.