Infelizmente, a hipocrisia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e, claro, o setor de PR e Assessoria de Imprensa não foge à regra. Em um mundo altamente globalizado, cheio de polaridades e onde há a exigência de “escolha um lado”, é comum vermos divergências e discordâncias.
Quando falamos de PR e Comunicação, teoricamente, isso não deveria ter uma forte influência nas ações e estratégias (mas tem!). Fazendo um resumo de um ‘causo’ recente, a sugestão de pauta de um cliente foi publicada no portal de um grande veículo de comunicação.
Assessor feliz?! Mais ou menos, porque logo que o resultado foi compartilhado o cliente reclamou, pois (teoricamente) o veículo tem um posicionamento político diferente do seu.
O ponto aqui é:
- a matéria saiu na editoria de negócios e não de política;
- o foco era apenas institucional, sem viés algum (para qualquer lado que seja);
É claro que, o time que antes estava animado e orgulhoso do feito, acabou ficando chateado e, de certa forma, desmotivado. Isso porque (como quase em 100% dos casos), o cliente não tem nenhuma ideia do trabalho de bastidor que é necessário para conquistar um espaço em uma imprensa cada vez mais reduzida e concorrida.
Nesse caso, em específico, o que mais me deixa decepcionada, é a hipocrisia. Digo isso porque a ‘justificativa’ do cliente foi ‘posicionamentos distintos’, mas tenho certeza que se tivesse saído em uma grande emissora do país, isso não seria um problema.
Para finalizar, entendo os posicionamentos e linhas que cada um segue, mas é preciso saber não viver só de paixões e torcidas e entender que comunicação é para todos. Muitas vezes, quem contrata os serviços ou produtos de um cliente não são somente seus pares.
Portanto, vamos parar de discursinhos (muitas vezes vagos e chatos) e vamos focar em melhorar nossas vidas (pessoal e profissionalmente), entregando soluções reais para a vida das pessoas.