Empreender em Assessoria de Imprensa parece um caminho relativamente simples. Um computador, um telefone, um espaço na mesa da cozinha e um pouco de vontade para encarar o mercado e ofertar o serviço. Certo? Não!
Eu fui até Boston, gastando em dólar para entender algo que eu poderia ter aprendido aqui: o segredo do empreendedor bem-sucedido, em qualquer área, é organização e paciência.
Organizar a sua empresa, olhar para ela, entender como as coisas funcionam, ter um planejamento estratégico anual, fazer a gestão do tempo e olhar os indicadores a cada dois meses, é fundamental. Entenda.
Quando pensamos na administração de uma empresa, logo nos vêm à mente centenas de papeladas e uma série de cursos adicionais como gestão de pessoas e administração. Quando pensamos em empreendedorismo, julgamos o contrário, basta abrir as portas e começar, sem preparo ou o mínimo conhecimento prévio. Achamos que saber escrever é suficiente, basta um release e um mailing para o milagre acontecer.
Esse é papel dessa coluna, falar sobre essa área onde atuo há 26 anos e tudo o que aprendi e hoje ensino sobre empreender em assessoria de imprensa. Vou começar com um exercício simples, mas que muitos profissionais com mais de 10 anos de carreira nunca fizeram, calcular a margem de lucro.
Diferentemente da CLT onde você tem que sobreviver ao salário estipulado pelo mercado, ao empreender em assessoria de imprensa você tem a liberdade de escolher o seu salário, ou fee mensal como costumamos chamar. Eu sempre ajudo meus alunos do Método AIF a buscar o que eu chamo de “fee mensal da paz” com uma margem de lucro aceitável, para começar o jogo. Isso significa que o primeiro contrato tem que pagar suas contas e ainda sobrar um valor para reinvestir no negócio ou investir em algum outro fundo. Mas, a esmagadora maioria trata a vida financeira empreendedora com a mentalidade do CLT: pelo volume de dinheiro, sem calcular despesas ou definir margem de lucro. Se você recebe pela manhã, paga as contas e já está zerado ao final do dia, pode estar nesse jogo.
Veja:
Você tem 3 contratos e um fee mensal de 10 mil reais.
Seu colega tem apenas 1 contrato e o fee mensal de 4 mil.
É possível afirmar que a sua condição é melhor que a dele? Se olharmos apenas o volume de dinheiro, a resposta é positiva. Mas, e se pararmos para analisar o todo?
Um grande erro entre os empreendedores é a falta de organização. Qual o total de suas despesas fixas? E as variáveis? Qual o seu percentual de lucro?
Se você mora em São Paulo e tem família, 10 mil mal dá para começar a pagar as contas.
Outro dado importante.
Se você recebe 10 mil reais mensais e os seus contratos demandam 6 horas por dia de segunda a sexta, você recebe apenas 83 reais a hora. Ao passo que o seu colega que tem um contrato de 4 mil recebe 200 reais a hora trabalhada, já que o cliente demanda menos tempo.
Me conta nos comentários se você tem feito contas.
Quando você decide empreender em Assessoria de Imprensa, é indispensável lembrar que você assumirá 3 funções: Gestor, Jornalista e Estagiário. E todas são necessárias. A última a ser delegada, é a de gestão, sem dúvida.
Qual o nome da sua empresa, qual o KV (Key Visual) para construção da marca, qual sua editoria, como vai se apresentar, como captar o cliente, como precificar, enfim, tudo faz parte desse pacote chamado empreendedorismo.
E antes que alguém diga que “não gosta” de ser dono do negócio, que “não sabe vender”, saiba que essa é uma grande mentira que contaram e você acreditou. Vendemos o tempo todo para todo mundo. Vender é método. Empreender é decisão.
Na última semana recebi uma mensagem de uma aluna da minha escola (Escola do AIF), comemorando que fechou um contrato de assessoria. O mais emocionante é que ela está saindo da faculdade, ou seja, tomou essa decisão e aprendeu a fazer antes mesmo do mercado dar com a porta na sua cara. Coleciono histórias de novos empreendedores. Mas também continuo me deparando com quem ainda não entendeu o jogo.
Tem uma planilha que eu uso com os meus alunos no primeiro dia de aula para que calculem as despesas e a margem de lucro. Isso ajuda na precificação. E eu quero dar esse material para você. Quer? Vamos lá, para ter acesso, é só entrar no site www.escoladoaif.com.br, acessar a aba gratuito e baixar.
Aproveita e segue o nosso canal. Nos vemos por aí!
Patricia Alves é Assessora de Imprensa e CEO da Escola do AIF, ambiente especializado na formação e desenvolvimento profissional em Assessoria de Imprensa Freedom e criadora da Rede AIF, formada pelos alunos do Método AIF.