É profundamente interessante pensarmos no quanto uma imprensa livre e democrática pode contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade. E o quanto um bom trabalho de relacionamento com a mídia pode contribuir para o crescimento de uma marca. Toda empresa que é fonte de informações para a imprensa ganha visibilidade e credibilidade.
Vamos ver um pouco da nossa história. A imprensa surge oficialmente no Brasil em 1808 com a chegada da família imperial e a impressão do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Antes disso já circulava clandestinamente o Correio Brasiliense, impresso mensalmente em Londres por Hipólito José da Costa. O jornal chegava pelos porões dos navios juntamente com todo tipo de mercadoria e, lamentavelmente, com escravizados capturados na costa africana,
A imprensa como instituição de mercado livre é outorgada por D. Pedro I com a partida de Dom João. Essa liberdade de imprensa coincide com a primeira constituição do Brasil de 1824. Com a República o número de publicações em todo o território nacional dispara e em 07 de abril 1908 nasce a Associação Brasileira de Imprensa.
Se você quiser se aprofundar na história da nossa imprensa nacional eu recomendo que você leia História da Imprensa no Brasil de Ana Luiza Martins e Tania Regina de Luca. Eu tive acesso a uma edição excelente publicada pela Editora Contexto.
Mas voltando ao quanto o relacionamento com a imprensa pode impulsionar sua marca eu quero traçar um paralelo com a nossa literatura. Na virada do século XIX para o XX a imprensa teve um papel fundamental no lançamento de grandes nomes da literatura brasileira – como Lima Barreto (leiam Lima Barreto), Machado de Assis, Olavo Bilac, Euclides da Cunha…. e tanto outros que começaram suas carreiras com publicações nos veículos de comunicação da época. Nomes que hoje são verdadeiras marcas da nossa cultura brasileira.
Essa força de influência da imprensa não mudou. Pelo contrário, hoje nós temos muito mais veículos de comunicação e a presença de grandes jornalistas atuando em mídias digitais e sociais capazes não só de fazer outras grandes marcas surgirem no mercado, mas principalmente mostrar ao público e ao mercado o que temos de melhor em marcas, produtos, serviços e instituições.
Imagine o que a comunicação bem planejada e um relacionamento com a imprensa bem feito pode fazer pelo seu negócio.
Frank Rogério é diretor da Fran Press Comunicação Corporativa e um especialista em planejamento de comunicação e relacionamento com a imprensa. Jornalista e professor com licenciatura plena em letras pela Unipaulistana de São Paulo. Atende clientes em todas as áreas do mercado, com especial referência em educação, fundações, tecnologia, energia, franquias e consórcios.