Um dedim de prosa sobre PR para o ecossistema de inovação

É com muita honra que inauguro este espaço no Assessores de Imprensa para colocarmos na mesa os desafios, dores e sabores dos dois lados do balcão: Assessores e Clientes de PR.

Para início de conversa, temos que deixar claro o papel de uma assessoria de imprensa que atua voltada para o dinâmico (para não dizer insano) ecossistema de Startups, Tecnologia e Inovação. Em meus 20 anos atuando como PR de diversas empresas, sendo 11 focada nesse setor, o que mais ouço é que um dos pontos primordiais para a escalada e sucesso de uma startup é GERAR LEADS QUALIFICADOS.

Então, logo de cara te digo: se você quer apenas geração de leads, NÃO CONTRATE uma Assessoria de Imprensa!

Pode parecer um tiro no meu próprio pé, mas aqui trabalhamos com a realidade! Dentre as disciplinas da comunicação (todas tão essenciais para uma empresa), a Assessoria de Imprensa não pode ser vista como um catalisador de vendas! Para isso, tenho certeza que você deve ter um incrível time comercial.

O papel de PR é atuar de forma ESTRATÉGICA, na construção de uma REPUTAÇÃO e POSICIONAMENTO da marca. Por isso, já adianto que sua experiência, caro empreendedor, será frustrante se o foco for apenas vendas, aumento de downloads ou vendas de tickets para algum evento proprietário.

Por outro lado, caro colega assessor de imprensa, é nosso papel primordial mergulhar a fundo no negócio do cliente (não se limite a respostas – quase sempre incompletas – em Q&As ou informações no site). Entenda quais são seus principais desafios do ponto de vista de posicionamento de marca e como você, com sua expertise de PR, pode ajudá-lo a criar uma empresa respeitável.

Apesar de começar este texto comentando que traria insights sobre dois lados do balcão, não podemos encarar essa relação (PR e cliente) como uma competição ou “eu pago e você faz o que eu mando”. Há que se ter sinergia do ponto de vista de termos objetivos em comum e metas a alcançar, apesar de fazermos uso de ferramentas diferentes para isso.

Por fim, se você está pensando em entrar no mundo da Assessoria de Imprensa para o mundo tech e de inovação, aqui vão alguns conselhos: é um ambiente extremamente dinâmico, com mudanças drásticas e velozes e uma verdadeira inundação de informações à todo momento. Por isso, se manter antenado ao que há de mais recente é premissa básica para conseguir atingir bons resultados. Do contrário, você será passado para trás!

Até o próximo artigo!

Assine nossa Newsletter

Receba todos os conteúdos e novidades do nosso portal em primeira mão no seu e-mail.

    Você também pode fazer parte do nosso portal!

    Confira as vagas disponíveis e faça parte de forma ativa da nossa jornada.